comportamento do cachorro
Matéria publicada no Portal ParanaShop
Adestrador e Especialista em Comportamento Canino
Os cães são companheiros fiéis que fazem parte do nosso dia a dia, compartilhando alegrias, tristezas e até a rotina da casa. Você provavelmente sabe quais são os petiscos favoritos do seu peludo, como ele gosta de receber carinho e até onde prefere dormir. Mas será que você conhece de verdade a forma como ele pensa e interpreta o mundo ao redor?
Muitos comportamentos caninos ainda são mal interpretados pelos tutores, o que pode gerar frustrações e atitudes equivocadas. Por isso, o adestrador e especialista em comportamento canino Ricardo Tamborini listou 10 fatos surpreendentes sobre o comportamento dos cães que podem mudar a forma como você enxerga seu melhor amigo:
A verdade: Os cães não têm capacidade cognitiva para agir por vingança. Esse tipo de comportamento, como destruir objetos, geralmente está associado à ansiedade causada pela solidão ou pela falta de estímulo mental e físico. Ele está extravasando uma emoção, não tentando se vingar.
A verdade: Cães não sentem culpa como os humanos. Esse comportamento é fruto da associação entre uma ação (como espalhar lixo) e a reação do tutor em situações anteriores. O animal entende que algo desagradável está prestes a acontecer, mas não sabe exatamente o motivo.
A verdade: A noção de tempo dos cães é limitada. Eles percebem a ausência do tutor e podem ficar ansiosos nos primeiros momentos, mas com uma boa adaptação e rotina, tendem a se tranquilizar, mesmo em ausências mais longas.
A verdade: Marcar território com urina é uma forma instintiva do cão se reafirmar em um ambiente em que se sente inseguro. Ao sentir-se ameaçado, ele deposita o cheiro em locais de forte presença do tutor, como o travesseiro.
A verdade: Embora não consigam ler pensamentos, os cães são extremamente sensíveis às mudanças sutis no comportamento humano — como tom de voz, expressão facial e cheiro — e conseguem perceber quando algo está diferente.
A verdade: Os cães podem aprender cerca de 200 palavras e comandos, mas não compreendem frases complexas nem possuem noção de gramática. O que eles realmente entendem são associações entre palavras específicas, entonações e gestos.
A verdade: A punição só é compreendida se o cão for pego no momento exato do comportamento inadequado. Castigos depois do ocorrido não têm efeito educativo e ainda podem gerar medo e desconfiança. Bater, além de ineficaz, é considerado maus-tratos.
A verdade: Sons e movimentos na televisão podem chamar a atenção do cão por alguns minutos, mas ele não assiste como os humanos. Se os tutores incentivam com elogios, o cão pode associar a experiência à atenção recebida e continuar “assistindo”.
A verdade: Ao receber outro cão em casa, o animal mais antigo pode sentir-se ameaçado e competir por atenção. Isso não é exatamente ciúmes como sentimos, mas sim uma reação territorial e social natural entre cães.
A verdade: Os cães não reconhecem sua aparência no espelho nem têm consciência estética. O que os deixa felizes é a atenção positiva, como elogios e carinhos, que normalmente acompanham essas situações.
Conhecer a forma de pensar e reagir dos cães ajuda a melhorar a convivência, evita punições injustas e fortalece o vínculo entre tutor e animal. Afinal, quanto mais empatia e compreensão, mais saudável será essa relação tão especial.
comportamento do cachorro
Confira essa matéria no Portal ParanaShop
Nossas redes sociais
Ricardo Tamborini – Oficial Brasil – Atualização de Copyright © 2025
Ricardo Tamborini – Oficial Brasil – Atualização de Copyright © 2025