Seu cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar?
cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar
Seu cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar?
Matéria publicada no Jornal Diário da Regão
Ansiedade por separação, veja como isso acontece, e como você deve proceder com o seu animalzinho de estimação.
Pelos à flor da pele
A pug Lilica, de 6 anos e 3 meses, sempre foi ansiosa, mas quando sua dona, Ana Carolina Carvalhaes Anai, engravidou de Clara, hoje com nove meses, o comportamento da cadela piorou.Os passeios em família pelo condomínio da família é uma forma de deixar a cachorrinha mais tranquila
Seu cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar? Faz xixi em lugar inadequado se chega uma visita estranha? Late incansavelmente ou destrói brinquedos e objetos ao se ver sozinho? São sinais de ansiedade.
Estressados, os bichos de estimação ainda podem apresentar respiração ofegante, aumento da frequência cardíaca e recusa de comida ou água.
Os níveis de estresse variam de acordo com cada animal.
O problema é que a ansiedade pode causar problemas ainda mais sérios.
Há casos de automutilação grave como amputação de rabo, feridas por lambeduras crônicas e infeccionadas que podem gerar anemia por perda crônica de sangue e até infecção generalizada causada por baixa imunidade.
A urgência, neste caso, é detectar o problema, investigar a causa e tratar.
Um estudo da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, sugere que antidepressivos receitados a humanos, como fluoxetina, podem diminuir o sofrimento dos cachorros.
No Reino Unido, há alguns anos, os medicamentos têm sido usados para tratar problemas para dormir e depressão dos animais. Por aqui, no entanto, o uso ainda é visto com preocupação.
A veterinária Gabriela Giraldi, da Clínica Veterinária Cuidar, indica o uso dos antidepressivos quando todas as outras possibilidades estiverem esgotadas ou quando o problema comportamental passa a colocar em risco a vida dele ou do proprietário.
E ela alerta que, em geral, os cães são reflexo dos donos. "Casas com crianças e adultos agitados e festeiros resultam em animais mais ativos e ansiosos."
Gabriela afirma que a acupuntura é uma solução para o tratamento da ansiedade em animais.
Outras alternativas são homeopatia e tratamento com florais. Cachorros ainda precisam de atividades físicas, além de brincar e interagir com outros animais.
Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino, afirma que a ansiedade é uma questão psicológica que, se não for tratada, não será resolvida.
Florais e antidepressivos podem aumentar as respostas cognitivas do animal, no entanto, também podem mascarar o problema, fazendo com que o animal aparente uma leve melhora somente enquanto estiver sob efeito do medicamento.
A solução só virá por meio de um trabalho comportamental, em que se avaliam o grau de ansiedade do cão, sua relação com os donos e o melhor tratamento.
Faça sua parte e ajude seu pet
Nenhum cão nasce com medo, agressivo ou ansioso. São comportamentos que afloram de acordo com os estímulos que o animal recebe e o ambiente onde ele vive.
Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino, afirma que na maioria dos casos erros provocados pelos donos levam a esses distúrbios. "O cão deve ser ensinado desde filhote a ficar um determinado período de tempo sozinho.
Outro ponto interessante é nunca ficar se despedindo ao sair de casa e não exagerar nos elogios quando retornar." Tamborini afirma que os donos, ao saírem de casa, precisam deixar brinquedos para que o pet possa se entreter na ausência.
Passeios diários também ajudam o cão a manter sua saúde física e psicológica em dia. "A soma de todos esses pontos faz total diferença para que o animal fique calmo e ocupado, tornando harmoniosa a convivência entre dono e cão."
Dicas
- Cada animal reage de forma diferente a determinados estímulos. No tratamento e no processo de recuperação de um cão ansioso, a peça-chave é a figura dos donos. Cientes de seus erros, empenhados em trabalhar essa questão de forma lúcida, poderão, mesmo contando com terapias e tratamentos, oferecer um ambiente equilibrado e livre de estresse, a fim de tornar o animal menos ansioso, evitando assim transtornos diários
Sintomas de um cão ansioso
- Agitação
- Respiração ofegante
- Aumento na frequência cardíaca
- Eliminações em locais inadequados e incomuns
- Destruição de objetos
- Latidos excessivos
- Recusa de comida e/ou água
- Salivação
- Tentativa de fuga
cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar
Veja essa matéria no site do Jornal Diário da Região
Veja outras matérias
cachorro chora quando você sai de casa para trabalhar
Novidade